• You know?

    PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

*****************************************************

Albatron

A albatron foi fundada pelo ex-dono da Gigabyte, que saiu da aposentadoria e colocou uma idéia em sua cabeça...fazer da firma a "rei das boards". As placas da marca ganharam fama rapidamente entre usuários entusiastas.

Enquanto isso está muito longe de acontecer, a Albatron produz placas interessantes, que não custam tão caro e trazem algumas boas funcionalidades. O recurso de dual-bios da Gigabyte está presente na forma de uma placa extra com a segunda bios.

Infelizmente as placas da Albatron overclocam mau, e alguns reviews apontam erros de projeto. A bios da Albatron tem ajustes razoáveis para um overclocker moderado, não pro hardcore.

As placas da Albatron oferecem um pouco mais do que a média, devem servir bem ao usuário que não quer pagar tão caro por uma placa "Premium".


*****************************************************

ABIT

Uma marca que começou pequena e teve um grande sucesso quando os Athlon/Athlon XP estavam em alta e o overclock começava a virar moda. A marca produziu bons produtos para overclockers (como a famosa KD7-RAID) e fez muito sucesso com placas "peladas", desprovidas de acesórios como som onboard que acabavam limitando o overclock. Também causou controvérsia com produtos de gosto duvidoso, como a AT7-MAX, que não possuia suporte a dispositivos "legados" como porta ******, pararalela e PS2.

Infelizmente o mercado mudou e a marca sofreu uma série de problemas que acabaram afetando a qualidade e projeto dos seus produtos.

O primeiro problema foi que os concorrentes perceberam a febre do overclock e passaram também a oferecer placas capazes de overclock.

Outro foi que a qualidade dos componentes on-board melhorou muito e possibilitou que os concorrentes oferecessem produtos overclocaveis e com mais acessórios.

Pra piorar, o engenheiro-chefe da ABIT teve o passe comprado pela DFI e a marca nunca mais conseguiu ofercer uma placa que fosse unanimidade entre os overclockers, com ajustes acima dos padrões e bios extremamente customizáveis.

De fato, os últimos produtos deles são bastante conservadores e não oferecem mais ajustes muito agressivos. Mas ainda é uma marca forte que possui produtos sólidos (usam só capacitores Rubycon) e capazes de overclock, mas certamente os produtos da marca hoje estão muito mais comprometidos em oferecer acessórios exóticos (como um capaz de fazer clear cmos sem abrir o gabinete) e focar seus produtos para gamers.

*****************************************************

AOpen

Uma marca pouco popular por aqui, e que tem uma boa tradição em boards por ser uma divisão da Acer, uma das maiores firmas de produção de PCs prontos.

As placas da AOpen possuem recursos interessantes. O "dual bios" da Gigabyte aparece em uma versão chamada de "Die Hard", e sistemas de proteção termica melhores do que vistos por aí. Apesar das placas da marca não serem muito overclocaveis, os recursos são muito bons.

Infelizmente a marca está deixando de produzir boards para se concentrar em produtos como Barebones e máquinas SFF. Mas é uma marca excelente e que pode agradas àqueles em busca de uma board rica em recursos.

*****************************************************

ASRock

A ASUS criuou uma segunda marca chamada ASRock, para concorrer no lucrativo mercado de placas baratas.

Para fazer uma placa, não existe segredo: quanto mais tempo de projeto for usado e melhor a qualidade dos materiais, mais cara a placa e melhor o resultado. As placas da ASRock são baratas, então dá pra perceber que em alguma etapa a ASRock economizou.

As placas da ASRock são baratas. E só. A construção é visivelmente ruim e as bios tem bugs. O suporte é fraco (como em toda marca ruim), e a empresa não aparenta ter muito esmero nos materiais empregados.

Quem quer comprar uma dessas placas? Eu que não...

*****************************************************

ASUS

A maior fabricante do mercado. Muita gente critica os produtos da ASUS, mas é preciso levar em consideração que a marca detém quase 40% do mercado e vende 3x mais que qualquer outro fabricante.

Há três motivos pra considerar seriamente uma placa da marca, a primeira é a questão da compatibilidade. Sendo a maior do mercado, a marca é o padrão em quesito compatibilidade, todas as marcas de memórias, fontes e periféricos tem os produtos da marca nas listas de testes, o que garante que em situações normais o risco de problemas de compatibilidade seja pequeno, inclusive com drivers. Uma ressalva é que algumas placas-mãe estão tendo problemas com mouses e teclados.

O segundo é a garantia. A marca é provavelmente a única a oferecer 3 anos de garantia, e mesmo que aqui no brasil ela não seja respeitada pelos distribuidores, ainda é possível fazer RMA diretamente da ASUS.

O terceiro é o projeto. Segundo testes da PC&Cia (com medição de temperatura e corrente elétrica) as placas da marca tem comportamento muito bom do regulador de voltagem (uma das partes mais críticas), com baixas temperaturas e o menor consumo elétrico em qualquer comparação, mostrando um projeto bastante racional e bem acabado.

Nem tudo que parece ruim é realmente ruim. Certamente algumas placas da ASUS foram problemáticas, a empresa teve momentos ruins com terceirização de produção, mas ultimamente os produtos da marca oferecem boas vantagens para os usuários. Mas certamente as bios com ajustes limitados e o projeto conservador não vai agradar os entusiastas.

*****************************************************

Biostar

A Biostar é uma firma relativamente recente que produz boards baratas. Hoje a firma foca muito mais seus esforços em produzir seus barebones iDEC do que produzir boards.

Os produtos da Biostar não impressionam. São placas de baixo potencial de overclock e opções de bios conservadoras. Não possuem muioto acessórios.

Minha opinião é que é mais uma marca no mercado. Os produtos são confiáveis e baratos. Mas há opções melhores para os entusiastas. Ainda assim é uma referência respeitável na montagem de máquinas.

*****************************************************

Chaintech

A Chaintech é um fabricante que sempre se dedicou a fabricar peças OEM. Mas ao lançar suas linhas Apogee e Zenith ela claramente ia ao encontro do usuário entusiasta.

As placas Zenith e Apogee merecem comentários. São placas claramente voltadas para o usuário entusiasta, cheias de acessórios. As placas da empresa fizeram bastante sucesso na época do Socket A.

Infelizmente parece que os útimos produtos da firma não performam bem. As útimas placas indicam um projeto ruim e problemático, e pelos testes percebe-se claramente que as placas possuem problemas de bios.

Eu só posso recomendar cautela com os produtos da marca. Os produtos tem boa estética, bons acessórios mas as placas em si estão longe de serem as melhores.

*****************************************************

DFI

Uma marca pequena que no passado produzia somente para OEMs e integradores, e recentemente entrou no mercado "entusiasta" com suas linhas Lanparty, Lanparty UT e Infinity.

Inegavelmente é a "marca do momento", com produtos que overclocam bem e com projeto que prioriza a capacidade de overclock. Além disso, se comprometeram a usar só capacitores japoneses.

Infelizmente parece que os produtos da DFI sofrem de problemas de projeto e de qualidade. Muitos consumidores reclamam de placas com soquete torto, o que é extremamente perigoso, na pior das hipóteses pode levar à uma falta de equalização entre cooler e CPU.

Outros problema são "warm/cold boot" e sucessivos "lan drops". Algumas placas simplesmente não ligam quando frias e/ou quentes, e as placas de rede simplesmente deixam de funcionar. Esses problemas eu experimentei e parecem ser realmente sérios.

Mas no mercado não há produtos que rivalizem com as placas da DFI no quesito overclock. Nenhuma placa oferece a opção de jogar 4,0V no Vdimm, que beneficia módulos baseados no Winbond BH5/CH5, e manipular o "drive strenght" dos slots de DDR. Com uma placa reserva, bios saviour, memórias adequadas e pc reserva a placa pode ir muito longe em overclock. Se você estiver disposto a enfrentar algumas dificuldades e ter alguma sorte, as DFI podem deixar as outras placas comendo poeira.

*****************************************************

ECS

A ECS faz parte do "1st tier" das motherboards e é especializada em produzir placas baratas (não necessariamente boas). É uma das divisões da Elitegroup, que engloba outras firmas como PCChips.

As placas da marca já foram sinônimo de ruins, mas o mercado mudou bastante e hoje a marca melhorou muito em qualidade.

Isso não significa que não possa aparecer uma "bomba" na sua frente. Mas escolhendo com cuidado o modelo, você pode acabar com uma placa que faz o mesmo que placas de firmas concorrentes como Gigabyte e MSI mas que custa a metade do preço. Só não espere que as placas da ECS façam milagre.

*****************************************************

EPoX

A EPoX é uma firma pequena que produz placas-mães para entusiastas. Os produtos da EPoX foram muito populares na época do Athlon/Athlon XP e concorriam direamente com as ABIT no quesito overclock.

A EPoX nunca ofereceu placas cheias de acessórios ou recursos extras. Nesse ponto as placas são muito discretas e não oferecem muito mais que placas baratas.

As placas da EPoX sempre ofereceram ajustes muito além das especificações e com boa capacidade de overclock, e foi aí que eles formaram uma legião de consumidores pequena, mas fiel. Se você não gosta dos acessórios coloridos e de utilidade duvidosa que acompanham alguns produtos dos concorrentes, não há porque não considerar a EPoX na sua lista de compras.

*****************************************************

FIC

A FIC é uma firma tradicional em produzir peças para OEMs e montagem, com pouco ou nenhum apelo para entusiastas. Recentemente a firma abriu uma fábrica no Brasil.

As boards da FIC são básicas e não oferecem muitos recursos para entusiastas e nem capacidade de overclock. Mas também é uma boa referência na montagem de micros.

*****************************************************

Foxconn

A Foxconn tem uma vasta tradição na produção de placas pra terceiros, e é ela quem produz as boards que equipam os PCs da suntuosa Dell. Falando de volume de produção, é a segunda marca do mercado (!).

Com essa tradição, as placas são bastante comportadas. Nada de ajustes muito agressivos ou opções muito grandes. A linha de produtos para servidores também é muito boa.

As boards da Foxconn não são pra quem procura boards para overclock ou usuários avançados. Mas é uma boa referência para montagem.

*****************************************************

Gigabyte

A Gigabyte tem uma longa tradição em placas-mãe estáveis e confiáveis e faz parte do "1st tier" das motherboards junto com a ASUS, a MSI e a ECS. No passdo empresa não dava muita importância pro mercado entusiasta, mas nos últimos anos eles tem dado mais atenção com recursos diferenciados (dual bios, 6 sigma, etc).

Bom, as placas da Gigabyte tem uma boa imagem de estabilidade. Os produtos costumam ser pouco problemáticos. Infelizmente os produtos da Gigabyte não são bons em overclock. Há também um sério problema que eu detectei que é a procedência dos capacitores. Um lote pode vir com capacitores excelentes (Sanyo) e outros com capacitores de origem duvidosa (Teapo).

Mas as placas da Gigabyte são quase "imortais" graças ao recurso de Dual Bios. É algo a considerar com tantos casos de "morte" de placas mãe por causa de ajustes errados ou descuidos na montagem/configuração.

Considero uma boa referência na montagem de equipamentos para quem não quer muitos problemas. Infelizmente os entusiastas podem ficar decepcionados com o que a placa pode oferecer.

*****************************************************

Intel

Pouca gente sabe que as placas Intel são fabricadas pela ASUS. Mas as placas de referência da Intel são diamantes quando se trata de estabilidade e confiabilidade.

Obviamente a Intel é bastante conservadora e os produtos oferecem pouca ou nenhuma opção de overclock.

As boards da Intel definitivamente não são destinadas aos usuários entusiastas que gostam de ajustes e de bios complexas ou que curtem overclock. no entanto servem muito bem ao usuários leigo ou workstations.

*****************************************************

Iwill

A Iwill é uma tradicional fabricante de boards voltadas para workstations/servers que produziu algumas das melhores placas de overclock no passado.

A empresa saiu do mercado overclocker, mas produziu algumas pérolas como a KK266R e a XP333R, que faziam frente às melhores ABIT e ASUS na época.

Infelizmente ela não produz mais boards para desktop, só para máquinas Intel multiprocessadas. Mas as boards da firma são mundialmente reconhecidas pela qualidade e estabilidade.

*****************************************************

Lenovo/QDI

Além do fato de estar produzindo PCs prontos para a IBM, a marca não tem nada de especial. Produz peças para integradores e as placas não são voltadas para entusiastas.

Nos poucos reviews as placas são despojadas de acessórios e forncecem o básico para um bom funcionamento. Obviamente não é o tipo de equipamento para entusiastas.

*****************************************************

MSI

Mais um fabricante do "1st tier", a MSI sempre tentou oferecer produtos com para entusiastas que querem custo-benefício. A marca goza de boa reputação aqui no Brasil, porém lá fora a marca é associada a produtos problemáticos e de baixa qualidade.

A MSI tem um recurso chamado Core-Cell, de overclock automático. Infelizmente os testes mostraram que o Core-Cell traz poucos benefícios reais ao usuário, e que o overclock tradicional ainda é mais vantajoso.

Infelizmente a qualidade das motherboads da MSI é realmente questionável. Algumas placas tem componentes subdimensionados (como regulador de voltagem de duas fases no Athlon 64) e podem ter vida útil pequena.

Nem todos os modelos apresentam essas características, mas é necessário ficar de olho em alguns modelos. Algumas placas da MSI são boas mas algumas realmente deixam a desejar.

*****************************************************

PC Chips

Essa é uma velha conhecida dos brasileiros. A marca produz o que há de mais barato no mercado. A firma é parte do Elitegroup, que engloba firmas como a ECS.

As placas da firma são reconhecidamente ruins. Mas a firma é esperta, o mercado mudou e exige mais qualidade e funcionalidades, e a firma soube acompanhar. Os produtos da PC Chips melhoraram muito nos últimos tempos, mas a marca ainda peca em projeto e suporte.

*****************************************************

Sapphire

A Sapphire é uma velha parceira da ATI e ao contrário que muita gente pensa, ela tem uma razoável experiência em produzir boards. As placas nunca foram excepcionais, mas desta vez com a linha "Pure" ela tenta penetrar no nicho Hi-End.

As placas da linha Pure são muito boas no quesito overclock. Nos testes pela internet a placa aingiu bons índices. Infelizmente os produtos da marca ainda possuem bugs na bios e problemas decrorrentes da qualidade dos chipsets ATI, mas certamente são produtos de grande potencial.

Se a empresa conseguiu corrigir os problemas, será uma grande rival da DFI no mercado overclocker. Os produtos já mostram uma construção acima do que é visto por aí.

*****************************************************

Shuttle

A Shuttle é uma empresa pequena que produzia para OEMs e integradores e recentemente ganhou destaque produzindo os barebones XPC.

As boards da marca nunca foram excepcionais, não era o foco da empresa produzir para entusiastas.

Outra marca sem apelo para entusiastas, mas é uma boa referência na montagem de micros.

*****************************************************

Soltek

A Soltek vem produzindo placas para entusiastas e overclockers com o atrativo de ser mais baratas que as concorrentes. O foco da firma mudou, hoje ela se dedica muito mais a produzir os barebones QBic, que tem boa reputação no mercado.

A maioria dos reviews aponta para bons resultados ecom as placas da marca. Infelizmente o projeto de alguns modelos é precário e a placa possui algumas falhas de construção.

Mas se você quer uma placa com poder médio de overclock, com muitos ajustes e barata, os produtos da Soltek devem ser levados em questão.

*****************************************************

Soyo

As placas da Soyo foram muito populares no passado. As placas Hi-End da linha Dragon foram muito populares por aqui.

Infelizmente a marca teve sérios problemas com capacitores eletrolíticos defeituosos. Isso queimou a marca de tal forma que ela nunca mais conseguiu recuperar o prestígio que tinha antes. Os produtos da Soyo ficaram assim, pouco a pouco sendo associados a produtos de baixa durabilidade e confiabilidade duvidosa, mesmo que isso não seja necessariamente verdade.

De fato os problemas já foram resolvidos e as placas da Soyo são muito interessantes pra quem procrusa uma placa Hi-End com muitos acessórios. Apesar de não serem fantásticas em overclock, a qualidade das placas, os acessórios inclusos e o preço oferecidos atualmente fazem das placas Soyo uma boa escolha. O problema é achar uma delas à venda.

*****************************************************

Supermicro

A Supermicro é especializada em boards pra servidores. Assim, suas boards são tremendamente conservadoras. Concorrente direta de marcas como Tyan e Iwill.


*****************************************************

Tyan

A Tyan tem uma vasta reputação em produzir boards para workstations e servidores.

As boards da firma são verdadeiras pérolas. Custam caro, mas provavelmente não existe no mercado boards mais confiáveis. Em alguns testes foi possível até mesmo overclocar as placas da Tyan em níveis bastante altos!

Se você tem grana para máquinas multiprocessadas, ou necessita de equipamentos para workstations, a Tyan certamente é uma escolha bem acertada. Os projetos da firma são impecáveis e as placas verdadeiras jóias da engenharia.

Categories:

0 Response for the "Escolhendo uma placa mãe"