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A maioria dos sites importantantes do mundo inteiro têm apontado Need for Speed Shift como o maior candidato a jogo de corridas do ano, basta ver os reviews da maioria dos sites especializados como Gametrailers,IGN,Eurogamer entre outros, que deram notas superiores a 9/10 para o game e o consideraram o melhor jogo da franquia Need for Speed já lançado!

Leia abaixo o preview completo da versão PC, de quem já teve a oportunidade de jogar o game!

No próximo dia 18 de setembro a EA irá lançar "SHIFT" no Brasil,já o lançamento americano aconteceu ontem, do novo jogo da franquia automobilística "Need For Speed". A Adrenaline foi convidada com exclusividade para testar a versão PC do game na sede da Electronic Arts Brasil, em São Paulo.

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Chegamos às 15h45 no local. As meninas atendentes nos informaram que a sala precisaria ser usada em uma hora, portanto teríamos que ser rápidos. Sem problema: em um jogo como "Need For Speed: SHIFT", velocidade e rapidez são tão importantes quanto a destreza do jogador.

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Ao entrarmos na sala, o que mais chamou a atenção foi o volante da Logitech G25 disponibilizado para testar o jogo. Logo abaixo na mesa, estava o gabinete da poderosa máquina que logo seria usada no teste. Como não dispúnhamos de muito tempo, as meninas não puderam informar qual a configuração utilizada pra experimentar o jogo. Mas já adiantamos que pelo tamanho da TV e pela qualidade com que o jogo rodou, não deve ser menos do que um Quad Core com SLI/CF.

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A postos, perguntamos se o jogo seria arcade ou algo mais voltado à simulação. A resposta veio imediatamente. É você quem escolhe o modo como deseja jogar. Para aqueles que preferirem algo mais voltado aos últimos jogos da série, podem deixar o jogo mais arcade. Já os que preferirem simulação, o título se torna um simulador de mão cheia. Essa possibilidade de escolha agora é possível porque a EA, diferentemente dos últimos jogos, reuniu toda uma equipe exclusiva para o desenvolvimento deste game. Acordos com as montadoras, entrevistas com pilotos reais, detalhamento de pistas e a fórmula está quase pronta. Some-se a isso uma qualidade gráfica impecável com total customização e você terá um dos jogos de corrida mais bonitos e divertidos que já tivemos a oportunidade de experimentar.

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Danos!

Todos os carros seguem os rígidos padrões de realismo das montadoras, inclusive no desempenho e detalhamento de cada modelo. O jogador pode escolher se quer dirigir com sistema de danos durante as corridas e se este fator irá ou não influenciar na dirigibilidade. Caso você colida o carro lateralmente, este lado ficará amassado, juntamente com a porta.

Se bater de frente, o capô pode voar por cima do carro e prejudicar a aerodinâmica, dificultando a sua corrida. Aliás, esse foi um dos pontos mais interessantes. Pelo que notamos, o jogador pode customizar praticamente tudo no jogo. São vários níveis que podem ser escolhidos para cada tipo diferente de perfil e isso não existia nos jogos anteriores da franquia. De acordo com a sua escolha, a sensação de realismo é impressionante.

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Visual

Em "SHIFT", o jogador poderá pilotar de dentro do cockpit, assim como ocorria nos primeiros games da franquia. O interior de cada carro é uma réplica do modelo real e, testando alguns veículos, pudemos ver o interior em detalhes incríveis. A “cabeça” do piloto, por exemplo, acompanha o movimento do mouse, o que permite sentir como se estivéssemos mesmo no interior do carro. Isso interfere totalmente na jogabilidade, já que cada vez que se olhava para o lado, um acidente era causado. Obviamente é questão de costume.

Outra possibilidade de escolha, é o período do dia em que se vai correr. Pode ser pela manhã, ao meio-dia ou mais à tardezinha. Entretanto, não existe variação climática em tempo real: independente da pista que escolher, o tempo estará sempre aberto. Por falar em pistas, não souberam nos informar quantas estarão no jogo final. A cópia usada no teste havia chegado há poucos dias, tempo insuficiente para jogá-la à exaustão. Para se ter uma idéia, jogamos com um Renault Megane sem melhoria alguma, mas tamanha era a qualidade gráfica que realmente não nos importamos em melhorar a performance do carro.

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O que esperar da Jogabilidade?

Começamos do básico e notamos que tudo pode ser customizado. Mas preferimos testar o jogo deixando o carro seco e logo colocamos a marcha no automático. o Force Feedback funciona muito bem. Dá a impressão de estar dirigindo um carro a 200 KM/h. Nas curvas, o volante segura literalmente o carro e você tem que controlá-lo na mão. No meio das pistas, a “ajuda” que cria um traçado ideal fica verde onde você deve acelerar e muda para amarelo e vermelho onde você deve tirar o pé do acelerador e frear. Claro que pode ser desabilitado.

Confesso que eu, Maurivillas, apanhei para conseguir segurar o carro em determinados momentos, já que não estou muito acostumado a jogar de dentro do cockpit. Mas ressalto que com o volante foi muito mais prazeroso jogar. À medida que o veículo atinge maiores velocidades, o jogo automaticamente foca a sua visão na pista, deixando o cockpit embaçado com o efeito blur.

Este recurso funciona efetivamente. Em alta velocidade, sua visão é realmente direcionada ao traçado da pista e você nem nota mais os detalhes do carro. Quando a velocidade diminui, o efeito regride junto, pois não precisa mais se preocupar tanto com a pista. É um recurso inovador e muito útil, além de bonito. E pensando bem, é o que realmente acontece na vida real.

Em determinado momento, troquei do câmbio automático para o manual para ver quais seriam as consequências caso cometesse erros na troca de marchas. Notei que o jogo se comporta muito bem nesse quesito. Se mudar da quinta marcha e puser diretamente na segunda, por exemplo, o motor do carro responde diminuindo a velocidade, como se estivesse segurando o veículo. Se estiver na segunda marcha e mudar para quarta, o carro demora mais para responder. Em nenhum momento, contudo, o câmbio “arranhou”. Mas creio que não houve tempo suficiente de testar mais detalhadamente este fator. Vale lembrar que o G25 já estava instalado e configurado para uso das marchas na borboleta do volante, portanto não sabemos se funcionaria embreagem e todo o sistema do controle.

Agora, se você estiver dirigindo e colidir o veículo, o volante automaticamente vira como se estivesse realmente atingindo um outro carro. Em um determinado momento, meu carro foi atingido na traseira mas não notei nenhum efeito no Force Feedback. Nada que atrapalhasse a diversão.



E o Multiplayer?

Segundo a assessoria de imprensa da EA, a função online contará com perfis próprios para cada jogador. Como o jogo é totalmente customizável, o perfil online seguirá o mesmo caminho. Se o jogador preferir algo arcade, a exemplo do modo Single Player, ele poderá encontrar adversários na rede com as mesmas preferências através dos perfis disponibilizados. O mesmo irá ocorrer com aquele jogador que desejar mais simulação. Basta procurar adversários com características semelhantes e começar a correr. Este sistema irá impedir que jogadores com diferentes habilidades e estilos se misturem, evitando problemas futuros.

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Outros Modos de Jogo

À medida que o jogador avança no modo Carreira, ele receberá Badges (distintivos) que farão parte do seu perfil. Tais itens são como prêmios por diferentes feitos durante as corridas, como por exemplo, não bater o carro durante toda uma corrida, entre outras façanhas. Além disso, ele também receberá Stars (estrelas), que equivalem às pontuações feitas no decorrer das provas.

Ao final de cada corrida, o jogo soma os pontos e fará com que o jogador fique cada vez mais próximo do Tier (Fileira) seguinte. Os Tiers são níveis em que o jogador melhora suas habilidades bem como seus carros, que podem ser tunados a gosto, a exemplo dos jogos anteriores. Claro que, ao progredir no ranking, as opções e novos carros vão sendo destravados. Para se ter uma idéia do desafio, são necessárias 20 estrelas para chegar ao Tier seguinte.

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1 Response for the "Melhor game de corrida 2009"

  1. Unknown says:

    Quase impossível ler nesta fonte Cinza com fundo preto! Muito legal este artigo.